Criados mecanismos para uma Sociedade Civil mais robusta na Ilha de Moçambique

2021-07-10
criados_mecanismos_sociedade_civil

No âmbito do projecto Nitequeequee, que significa ‘Construamos’ na língua Emakua, e com vista a criação uma plataforma da Sociedade Civil activa e mais inclusiva na Ilha de Moçambique, foram criados recentemente 7 Comitês de Desenvolvimento do Bairro (CDB).

 

A iniciativa enquadra-se no pilar de Reforço a Sociedade Civil, tendo como principal objectivo aumentar a capacidade das organizações da sociedade civil no apoio às iniciativas comunitárias de desenvolvimento local.

 

Os residentes dos vários bairros da Ilha de Moçambique procederam de forma organizada e elegeram os membros que compõem a estrutura dos CDBs de forma democrática. Todos os CDB, composto por homens e mulheres de forma equilibrada, tem em média 20 membros. 

 

No seio do CDB, estes lideram áreas de desenvolvimento como educação, saúde, gênero, juventude e desporto, o desenvolvimento econômico, e os desafios diários da disponibilidade de água e saneamento.

 

São no total 139 membros, naturais da Ilha de Moçambique, diretamente envolvidos nas estruturas de governança local (CDBs) nos Bairros de Areal, Esteu, Litine, Macaripe, Maragonha, Quirahe e Santo António.

 

Cabe aos CDBs o papel de desenhar e programar planos de desenvolvimento local, liderarem acções de mobilização comunitária, participarem em eventos de trocas de experiência com autoridades Governamentais e agentes do sector privado, e por se tratar de um sistema democrático e representativo do seu bairro, e devem prestar de contas aos seus eleitores.

 

Refira-se que o projecto Nitequeequee é implementado pela Fundação Aga Khan no âmbito da componente 5 do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, com financiamento do Camões, I.P.

Ilha de Moçambique
Posto de Turismo da Ilha de Moçambique Casa Girassol Ilha de Moçambique
+258 87 538 1002 turismo@ilhademocambique.co.mz FB IG logo