20.06.2020
FCSH reflecte sobre a importância do dia dos refugiados
Embora sem actividades ao público por conta da covid 19, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Lúrio na Ilha de Moçambique reflecte a importância da celebração do dia Mundial dos Refugiados que se assinala neste Sábado (20.06.2020), sobre tudo para os estudantes que frequentam o curso de Desenvolvimento Local e Relações Internacionais.
 
Victorino Chadreque, coordenador do Curso de Licenciatura em Desenvolvimento Local e Relações Internacionais ao nível da FCSH, disse que por inerência do curso que a sua instituição ministra, não deixaria a parte esta data sem reflectir em volta do papel dos actores internacionais e das condições quer políticas, quer ideológicas ou económicas, proporcionadas aos refugiados localizados em diversos cantos do mundo, tendo em atenção as normas do direito internacional.
 
“A questão de fundo e fundamental como instituição que forma agentes de desenvolvimento e futuros analistas de política internacional, consiste essencialmente em reflectir em torna das causas dos conflitos político-militares de origem interna, que as vezes chegam a ultrapassar as fronteiras e tentar levantar algumas soluções diplomáticas como medidas de mitigação das migrações forçadas, bem como, a partir das normas dos direitos humanos, avaliar as condições que os governos anfitrião, disponibilizam aos refugiados”.
 
A nossa reportagem convidou o Director do Centro de Estudos Culturais e Religiosos do Oceano Indico (CECROI), que é refugiado a mais de 25 anos em Moçambique para falar sobre a importância da celebração do 20 de Junho. “Eu pessoalmente, vejo esse dia com mistura de sentimentos que resultam da minha vida como refugiado durante mais de 25 anos. O dia faz-me comemorar a força e a humanidade, caridade de muitos, mas também, a hipocrisia de muitos em relação ao refugiado”, disse Inocent H. Abubacar.
 
Recorde-se que, o 20 de Junho foi instituído dia Mundial dos Refugiados pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2001.