22.09.2019
As pessoas fazem a biblioteca na Ilha de Moçambique
A UCCLA, com a parceria do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, do Conselho Municipal de Maputo e co-financiamento do Instituto Camões, é a executora da Componente 1 do projecto Cluster de Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique. No âmbito deste projecto a UCCLA convidou a Divisão da Rede de Bibliotecas, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a colaborar na fase de prorrogação do projecto, que termina no final de 2019.
 
Encontro no Stand das Bibliotecas de Lisboa, durante a 89ª Feira do Livro de Lisboa, entre  Alda Moreira (UCCLA) , Paulo Silva (Divisão da Rede de Bibliotecas), Susana Silvestre (Chefe da Divisão da Rede de Bibliotecas da Direção Municipal de Cultura da CML) e Gulamo Mamudo (Presidente do Município da Ilha de Moçambique) .
 
Este convite visa uma intervenção local, a decorrer entre os dias 2 e 17 de Setembro, dia no qual se comemora a elevação a cidade da Ilha de Moçambique, com vista a encontrar estratégias que fomentem o envolvimento da comunidade na vida das Bibliotecas Municipal e Distrital da ilha, participando desta forma para que estas se desenvolvam enquanto polos culturais e de conhecimento local.
 
Resolução N.º 1/CACIM/2019 de 12 de setembro de 2019, que aprova a continuidade do projeto “As pessoas fazem a biblioteca na Ilha de Moçambique”.