05.04.2019
Mayotte e Ilha de Moçambique pretendem traçar alianças
O Presidente do Conselho Autárquico da Ilha de Moçambique, Mamudo Gulamo, recebeu uma visita composta por um representante da Embaixada da França em Moçambique, Representantes da Câmara de Comércio de Mayotte, Representantes da Agêngia de Desenvolvimento e Inovação de Moyotte e Representante de Uma Agência de Viagens de Mayote.
 
O Encontro entre estes e o Presidente do Conselho Autárquico decorreu em seu Gabinete do Presidente, no dia 05 de Abril de 2019, onde fez-se uma breve apresentação da equipa e da visita.
Mayotte é um departamento ultramarino francês, situado entre o Oceano lndico e o Canal de Moçambique na porção mais ocidental do Arquipélago das Comores, é uma ilha de origem vulcânica cercada por recifes de coral, tem uma área total de 374Km2, apresenta uma população estimada de 67000 habitantes e tem cerca de 500 Km de distância com a Ilha de Moçambique.
 
No século XV, Mayotte era habitada por povos árabes e povos de origem africana.
Portanto, esta constitue uma grande razão para se tentar criar laços turísticos e económicos entre estas duas ilhas e para que estas estejam conectadas com mais frequência através do departamento do turismo e para que haja intercambios entre as instituições, entre estudantes e entre a população da Ilha de Moçambique e de Mayotte.
 
Logo depois decorreu um encontro com o Vereador de Juventude, Desporto, Cultura e Turismo, Atumane Wilson e sua equipa técnica os operadores turisticos e interpretes de turismo, na sala de reuniões do Posto de Turismo da Ilha de Moçambique, onde foram abordados diversos assuntos relacionados ao sector do turismo.
 
Neste encontro esteve presente a APETUR, Associação dos Empresários do Turismo da Ilha de Moçambique; Os representantes dos seguintes Hotéis; Omuhipiti, Café Central, Escondidnho, Mooxeleliya e Rickshaws; Casa de artes Missangas;  Ilha Blue e Interpretes de Turistas.
 
Para completar o dia os visitantes tiveram oportunidade para conhecer a Ilha de Moçambique visitando a cidade, a fortaleza, o museu e o jardim da memoria.