02.03.2019
Portugal vai apoiar formação de professores na área de turismo na Ilha de Moçambique

 

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que Portugal vai apoiar Moçambique na formação de professores na área de turismo para a gestão do património na ilha de Moçambique.
 
«Trata-se de uma parceria que será desenvolvida com um instituto de formação na ilha de Moçambique, como forma de contribuir para o aproveitamento do valor histórico e turístico local», afirmou a Secretária de Estado em Maputo, no segundo dia de uma visita oficial ao país africano.
 
Ana Mendes Godinho referiu que «a ilha de Moçambique tem um valor histórico e pode ser um exemplo de como o turismo pode ajudar no desenvolvimento local», acrescentando que a qualificação dos recursos humanos na área do turismo é um dos principais desafios para os países lusófonos, além da acessibilidade aérea e a sustentabilidade do setor.
 
O acordo para o arranque da formação vai ser assinado durante a edição de 2019 da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 13 e 17 de março, e inclui duas fases: uma para professores na ilha de Moçambique e outra para estudantes, que vão ser instruídos em matérias ligadas à importância do uso de métodos tecnológicos na divulgação do potencial turístico da ilha.
 
«Em todos países lusófonos é necessário que se garanta que o turismo seja um instrumento de desenvolvimento sustentável. É preciso assumir o turismo como instrumento chave para o desenvolvimento destes países», disse.