19.09.2018
Presidente da República dirigiu a cerimónia das comemorações do bicentenário da Ilha de Moçambique

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu a cerimónia dos 200 anos da cidade da Ilha de Moçambique que se realizou no dia 17 de Setembro de 2018.

Durante a sua estada na Ilha de Moçambique, o Chefe de Estado inaugurou uma série de infrastruturas novas e dirigiu um comício popular no Psto administrativo do Lumbo onde apelou muita divulgações sobre a Ilha de Moçambique para que mais turistas conheçam e cidade.
 
 Na inauguração da conservatória que decorreu no dia 16 de Setembro de 2018,  o estadista disse que a população da Ilha de Moçambique deve registar gratuitamente as suas crianças, reconhecer os seus documentos, constituir família por via do casamento oficial, as suas empresas, associações, registar bens e aquisição de registo criminal entre outros actos e ainda houve espaço para a apresentação do uniforme dos funcionários e o PR reafirmou o compromisso do seu Executivo de trabalhar para servir cada vez melhor o seu povo e apelou aos funcionários da instituição a dedicar-se com actos de extorsão aos utentes dos serviços.
 
Para além do conservatório PR inaugurou também o Banco Comercial de Investimentos, mediateca do BCI, Praças Digitais com internet wi-fi gratuita, Galeria do Hotel Villa Sands, um Centro de pesquisas arqueológicas subaquática, CEDIM e CECROI da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio.
Ainda houve tempo para o mais alto chefe da República fizitar a feira gastronómica TZOTZIVA, animação infantil e a feira de cultura e turismo.