25.07.2018
Mural da Criança da Ilha de Moçambique

 

A pintura do mural ILHA DE MOÇAMBIQUE: UM LUGAR IMAGINADO realizou-se no dia 19 de Julho com a participação de todas as escolas da ilha – EPC 16 de Junho, EPC 25 de Junho e EPC Josina Machel, no espaço do Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique/ Componente 1/ Eixo Educação e das comemorações municipais da Ilha de Moçambique, 200 anos.
"E se as manchas na parede de pedra e cal fossem ilhas? E se cada ilha fosse uma criança? E se cada criança vivesse numa ilha? Como seria essa ilha? De seres fantásticos a decisões autênticas imaginamos um lugar para viver. Como seria? Imaginar, debater: mais árvores e jardins, praias limpas, mais peixe, crianças e pessoas felizes a brincar, escolas melhores, boa saúde para todos, ruas e casas bonitas para viver, barcos, taças de arroz e frutas, a África inteira numa ilha… Todas as pessoas admiraram o nosso trabalho e o do Dully – artista local que pintou as Ilhas. Perguntavam – que mapa é este? No final fomos recebidos no Conselho Municipal da Ilha de Moçambique que nos deu os parabéns pelo trabalho que fizemos."
Pretendemos a participação da criança na vida da cidade, reconhecendo e estimulando a sua expressão e comunicação criativa, promovendo o debate crítico, a relação entre escolas e com a comunidade escolar, valorizando o espaço público, pela criatividade e participação das crianças.
O Projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, 2.ª fase (2015-2018)/ Componente 1, Eixo Educação tem o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP e é desenvolvido pela UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique e  Conselho Municipal de Maputo.