09.05.2018
Capacitação pedagógica dos professores do IMPIM

 

Os professores do Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique, IMPIM, participaram numa mini Capacitação pedagógica, nos dias 22, 23 e 24 de Março, para compreensão e o aperfeiçoamento do sistema modular,
tendo como formador Eng. Jose Mingocho de Abreu, consultor residente da Fundação Portugal Africa, no âmbito da Cooperação Portuguesa.
 
Este projecto, Capacitação pedagógica, consiste no enquadramento dos docentes ao curriculo ensino modular no Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique. Consideramos que proporcionar ao docente a oportunidade de participar em capacitações, ajuda a desenvolver intecionalmente o seu papel como educador e actuar de forma crítica e reflexiva. Similarmente podemos dizer que, a Capacitação pedagógica constituí uma das grandes possibilidades para o docente pensar, reflectir e reconstruir a prática pedagógica.
 
Estes 10 professores, formandos, receberam um treinamento direcionado e especializado a nível da Estrutura Modular, sistema Educacional Modular, tendo como monitores da capacitação dois professores da instituição nomeadamente, Gulamo Cahique e Judite Salimo Adamugy, formados em Portugal pela Universidade Católica do Porto.
 
Os formandos foram selecionados faseadamente de acordo com ou sem formação psicopedagógica ou de estrutura modular. Estes fizeram parte da concretização de um sonho da instituição que é de colocar todos docentes no mesmo nível.
 
De acaordo com a Directora do Instituto, Glória Paulo Jequecene Castigo, eles foram altamente capacitados ou munidos de conhecimentos, "os professores possuem uma grande bagagem de conhecimentos sobre a estutura modular”.
 
Com tudo, faz-nos ver que a valorização dos profissionais de educação não está aglutinado apenas a remunerações mas sim, consiste em facultar condições para que os educadores/colaboradores possam ter “ bagagem” pedagógica que acompanhe as mudanças.
 
Os docentes precisam se integrar nas novas abordagens, formas de percepção e aplicação da estrutura modular no ensino/aprendizagem. Assim necessitam de reciclar ou renovar para auxiliar melhor a essa dinâmica ou mudança.