06.09.2021
Seminário sobre restauro das casas de macuti na Ilha de Moçambique

Decorreu, no dia 2 de Setembro de 2021, apresentação do Projecto de Educação Patrimonial e Construção Participativa, na Cidade de Macuti, na Ilha de Moçambique, no âmbito do Programa SOS Africa Heritage 2021, através da UNESCO, com o apoio do Governo da Alemanha e do Canadá.

A iniciativa do projecto é do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, GACIM, que numa primeira fase visa requalificação de 10 casas de macuti até Novembro do presente ano, com principal objectivo a valorização do património edificado na Cidade de Macuti.

Este programa de apresentação, de três dias, começou com a nota conceptual do projecto, que decorreu no Bairro de Quirahe e contou com a presença da Secretária Geral da Comissão Nacional para UNESCO, Élia Bila; Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Ismail Iahira Abacar Chacufa; Secretária Permanente do Distrito da Ilha de Moçambique, em representação do Administrador do distrito, Adelina Dulce Tavares; Director do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, Cláudio Zunguene. Contou ainda com a presença dos proprietários das casas beneficiadas, líderes religiosos, lídere cmunitários e diversos participantes das instituições públicas, privadas e moradores da Ilha.

No local, foram observadas todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

O segundo dia está reservado a visita das casas selecionadas e o terceiro será distribuição do folheto de boas práticas de conservação das casas de macuti em todos os bairros da cidade.

Faça aqui o dawnload do folheto