09.01.2019
Presidente do município da ilha inaugura a praça do índico
Saide Abdurramane Amur Gimba, presidente do Município da Ilha de Moçambique, inaugurou no dia 09 de Janeiro de 2019, a praça do indico que culminou com o fim da erosão que ameaçava dividir a ilha.
 
Trata-se de construção de um muro numa zona propensa as ondas do mar e uma praça pública. De salientar que estas obras estavam inseridas nas comemorações dos 200 anos de elevação da Ilha de Moçambique a categoria de cidade para facilitar a circulação dos cidadãos.
 
Estas obras tiveram início no dia 31 de Agosto de 2018 que obedeceu 4 fases diferentes para a sua construção. As obras tiveram um orçamento de 29.744.192,72 meticais encarregues a empreitada Sinavia Construções, que hoje faz a entrega do projecto e 12 meses de garantia incluindo assistências e manutenção.
No local, o presidente do Município da Ilha disse que para além deste projecto, tinha também prometido contruir o muro da zona da fortaleza e do Posto Administrativo do Lumbo que também constituem uma grande ameaça e que este processo está em andamento.
 
``Esta obra faz parte do cumprimento de um grande sonho do Governo do Distrito, que hoje damos os nossos parabéns ao esforço do Conselho Municipal, ao concretizar uma das preocupações dos munícipes da Ilha de Moçambique e porque ultrapassou uma das fazes mais críticas da ilha´´. Frisou Florentino António da Costa, substituto da Secretária Permanente.
 
Testemunharam a este evento o Diretor das Obras Públicas, do Museu da Ilha, do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), diretor dos serviços distritais de Educação, das Actividades Económicas, a presidente da Assembleia Municipal, representantes do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, técnicos dos serviços urbanos do conselho municipal, membros dos partidos políticos, líderes religiosos e comunitários. O evento foi abrilhantado pelos grupos culturais da dança tufo da Ilha de Moçambique.