08.01.2021
Memorando de entendimento entre Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique e Conselho Municipal da Cidade de Quelimane
O plano de promoção, dinamização e partilha de experiencias entre o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique e o Conselho Municipal da Cidade de Quelimane foi concretizado que culminou na assinatura de um memorando de entendimento, no dia 02 de Janeiro de 2021. 
 
Os autarcas, Dr. Ismail Iahira Abacar Chacufa, da Ilha de Moçambique, Prfs. Dr. Manuel de Araujo, de Quelimane formalizaram o acordo, no Restaurante Café Âncora D´ouro, no âmbito de uma parceria existente entre os dois presidentes.
 
. Por parte do Município da Ilha de Moçambique, estiveram presentes, Erula Atumane, Vereador de Administração e Finanças; Atumane Wilson, Vereador de Actividades Económicas; Shany Mamudo, Vereador de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Cassamo Amisse Braga, Vereador dos Assuntos Sociais e Religiosos; Sadique Ali Sualehe, Vereador da Juventude, Desporto, Cultura e Turismo; Mussagy Neeno Octaviano, Director do Turismo; Daudo Juma, Director dos Serviços Urbanos; Abudo Amade Assane, Chefe do Gabinete; Fauzia Jamu, Chefe da Planificação e técnicos.
 
Por parte do Município de Quelimane, estiveram presentes, Joel Amaral, Vereador das Actividades Económicas e Gestão do Turismo, Rassul Nobre, Assessor Coordenador de eventos e técnicos.
 
Como convidados, estiveram presentes, Dr. Silvério Nauaito, Director do Museu, funcionários do Museu e do do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique e diversos diversos turistas nacionais e estrangeiros.
 
O acordo envolve todas as áreas e tem como objetivo a realização de iniciativas conjuntas que potenciam as valências existentes, aproveitando, recursos, capacidades, equipamentos e diversos meios necessários.
Para abrilhantar o evento houve actuação cultural com um grupo de tufo, Assanate da Ilha de Moçambique e Banda Tudulos de Quelimane.