O Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, lançou no dia 20 de Maio de 2022 o Livro “Memórias de Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique, resultado de um levantamento de alguns relatos de contadores tradicionais de histórias da Ilha de Moçambique dispostos a colaborar na divulgação de valores culturais e de memória colectiva.
Trata-se de nove relatos ou recordações e duas fábulas que ajudam a perpetuar a memória e os testemunhos das mulheres e homens carismáticos da Ilha de Moçambique.
O livro foi apresentado pelo Director Municipal de Turismo, Mussagy Neeno Octaviano, num evento em que contou com a presença do Vereador de Administração e Finanças, Erula Atumane, em Representação do Presidente do Conselho Municipal; Secretário Permanente, Júnior dos Santos, em representação do Administrador do Distrito da Ilha de Moçambique; Técnico Residente do Cluster, António Santos, em Representação do Camões, ICL, IP. O evento contou também com a presença do Vereador que superintende o Pelouro do Turismo, Sadique Ali Sualehe e Vereadores do Conselho Municipal; Shany Mamudo e Atumane Wilson; Director do Museu, Silvério Nauaito, Director do GACIM, Claudio Zunguene, Presidente da APETUR, Ámina Amade Cássimo; membros das instituições locais, parceiros do Cluster, estudantes, turistas e residentes da Ilha de Moçambique.
Após a apresentação do livro seguiu-se à visita da exposição no interior do Posto de Turismo onde testemunharam a entrega dos certificados aos Contadores de Histórias e sessão de autógrafos.
No local fez-se uma referência a Fefe Andigg Loy, falecido antes da recolha dos relatos e ao Mahandu Buanami falecido antes da publicação do livro também eles destacados contadores de histórias local.
A exposição permanece disponível no Posto de Turismo, podendo-se visitar em horários funcionais das intalações.
Iniciativa do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, através da Direcção Municipal de Turismo e a União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa no quadro do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, Fase 3, Promoção do Turismo.