25.09.2017
Presidente moçambicano reitera compromisso com restauração da paz duradoura
O presidente Filipe Nyusi destacou as conversações com a Renamo como essenciais para a estabilidade do país. Moçambique tem sofrido surtos de violência devido a alegadas fraudes nas eleições.
 
Filipe Nyusi reiterou ainda esta segunda-feira o seu compromisso com a restauração de uma paz duradoura no país, apontando o diálogo em curso com a Renamo, principal partido da oposição, como essencial para a estabilidade no país.
 
 
Filipe Nyusi referiu-se aos atuais esforços para o alcance da paz, numa declaração à comunicação social, após prestar homenagem aos heróis moçambicanos, por ocasião do 53.º aniversário do início da luta armada de libertação nacional contra o colonialismo português.
 
A sociedade moçambicana, prosseguiu, deve mobilizar-se no sentido de garantir o alcance da paz no país, assinalando que a estabilidade é o bem mais precioso para o povo.
Na sexta-feira, o presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, fez a sua primeira aparição pública desde há ano e meio e anunciou já ter acordo com a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, para a eleição dos governadores provinciais.